Cursos

A Sagatech atua na área de treinamento desde sua fundação em 1999, promovendo cursos que visam à capacitação de profissionais que atuam na área de ensaios não destrutivos e a qualificação de inspetores.

Nas Unidades de Treinamento, os alunos contam com toda a infraestrutura para treinamento como livros e apostilas, além de equipamentos e corpos de prova para aulas práticas. A qualidade dos cursos é garantida pela alta capacitação dos instrutores envolvidos.

 

OBJETIVO DO TREINAMENTO

Transmitir os conhecimentos necessários a utilização de técnicas de inspeção e preparar os participantes para os processos de qualificação de inspetores.

Os cursos seguem todos os requisitos do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC) e das Normas Abendi NA 001.

 

*Novo* CURSO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS – NR13

Modalidade Presencial – Norma reguladora NR-13 (portaria Nº. 594 de 28/04/14)

OBJETIVO: Os equipamentos que trabalham submetidos à pressão são elementos críticos dos sistemas de processo de produção nas indústrias químicas, petroquímicas, de papel e celulose, entre outras. A inspeção periódica desses elementos fornece informações importantes para a avaliação da sua integridade física, evitando paradas não programadas ou acidentes que causem danos pessoais ou interferências nocivas ao meio ambiente, além da ocorrência de lucro cessante. As inspeções periódicas de caldeiras, vasos de pressão e tubulações que integram tais sistemas, são baseados na Norma Reguladora NR-13 do Ministério do Trabalho e Emprego e em outras normas nacionais e internacionais aplicáveis a cada tipo de equipamento. Este curso é voltado para profissionais envolvidos em atividades de operação e manutenção desses sistemas, interessados na adequação de seus equipamentos à legislação vigente.

PÚBLICO ALVO: Engenheiros, técnicos, inspetores e demais profissionais envolvidos da área.

CARGA HORÁRIA: 40 horas.

CONTEÚDO: Caldeiras, vasos de pressão e tubulações; Legislação; Código de projeto (ASME); Profissional Habilitado (PH); Grandezas físicas e unidades; Soldagem; Ensaios Não Destrutivos; Inspeção; Taxa de corrosão; Indicador de pressão e nível; Dispositivo de segurança; Pintura; Placa de identificação.

 

CURSOS ABENDI MINISTRADOS PELA SAGATECH

  •  Líquido Penetrante (64 horas):

É um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais  tais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organosintéticos. Também é utilizado para a detecção de vazamentos em tubos, tanques e juntas soldadas. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial.

  •  Partículas Magnéticas (64 horas):

É utilizado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos tais como: trincas, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc. O método de ensaio está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético. No momento em que se provoca esta magnetização na peça, aplica-se as partículas magnéticas por sobre a peça que serão atraídas à localidade da superfície que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicação de defeito.

  •  Medição de Espessura (40 horas):

A medição de espessuras é a utilização mais frequente do ensaio por ultrassom. A sua importância deve-se ao fato do ensaio não necessitar de acesso à parede oposta para a sua execução, o que permite o acompanhamento do desgaste de um equipamento sem a necessidade da interrupção do seu funcionamento. Isto é extremamente importante no caso de equipamentos que chegam a operar durante anos sem interrupções, com a segurança garantida pelo ensaio de ultrassom de medição de espessuras.

  •  Ultrassom (120 horas):

Detecta descontinuidades internas em materiais, baseando-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material.

Um pulso ultrassônico é gerado e transmitido através de um transdutor especial, encostado ou acoplado ao material. Os pulsos ultrassônicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfície oposta da peça, são captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrônicos e mostrados na tela LCD ou em um tubo de raios catódicos (TRC) do aparelho.

 

CURSOS ASNT

 A Sagatech ministra cursos “in company” de acordo com as Normas ASNT. Ao final do curso a qualificação é ministrada por profissional N3.

  •  Ultrassom N2;
  •  Medição de Espessura 1 e 2;
  •  Líquido Penetrante;
  •  Eddy Current;
  •  Partículas Magnéticas Yoke e Partículas Magnéticas Bobina.

 

CURSOS ESPECIAIS NAS EMPRESAS

Além dos cursos já citados, a Sagatech ministra cursos “in company” de acordo com as necessidades dos clientes. Estes cursos além de cobrirem as normas técnicas aplicáveis, procuram adequar a ementa às necessidades de cada empresa.

  •  Ensaios Não Destrutivos para Gerentes e Supervisores;
  •  Ensaios Não Destrutivos Não Convencionais;
  •  Inspeção Automatizada por Ultrassom;
  •  Eddy Current;
  •  Inspeção de Solda N1;
  •  Processos de Fabricação e Ensaios Não Destrutivos.